top of page

Estou em constante aprimoramento nos seguintes temas

Ansiedade
Ansiedade

A ansiedade é uma reação natural do corpo à situações estressantes ou desafiadoras, mas torna-se um problema quando é excessiva e/ou persistente. Muitas vezes, as pessoas buscam tratamento médico por sintomas físicos que são manifestações de problemas emocionais.

 

No contexto atual, as tecnologias e as demandas das relações interpessoais impõem exigências de desempenho, conectividade e agilidade que frequentemente superam nossa capacidade de lidar com elas. Esse cenário pode prejudicar nossa saúde mental, contribuindo para o desenvolvimento de ansiedade patológica, distúrbios do sono e até mesmo para a síndrome de Burnout

"Auto in corsa" (carro em alta velocidade) de Giacomo Balla, 1913

Depressão e luto

Existem várias maneiras de se vivenciar o luto e ele não necessariamente refere-se à perda de uma pessoa querida, pode ser a perda de uma ideia, um projeto de vida, ou a parte de uma identidade sua. O luto é um processo natural e necessário até certo ponto, mas você não precisa passar por ele sozinho. E caso o sofrimento pareça interminável, eu estou aqui para ajudar.

A depressão é uma psicopatologia que precisa ser vista e cuidada de forma multidisciplinar, envolvendo outros profissionais de saúde e, dependendo do caso, uso de outras terapêuticas além da psicoterapia, que são potencializadas em conjunto.

Acolhimento no exterior

O acolhimento ao sofrimento psíquico de brasileiros no exterior, estejam eles de passagem ou construindo suas vidas, é particularmente importante para mim como profissional. Minha trajetória na psicologia cruza a minha experiência em um intercâmbio acadêmico por outra graduação, em 2017, quando diversos fatores contribuíram para uma profunda crise existencial e mudança de perspectiva de vida, incluindo a minha carreira.

Nesta época a psicoterapia online não era tão difundida como é hoje e eu não tive a oportunidade de ser acolhida por um profissional de saúde mental brasileiro, com a bagagem cultural similar à minha e que pudesse me dar suporte ao passar pelo sofrimento de estar longe das minhas referências culturais, minha família e amigos.

Se para você, sendo um(a) brasileiro(a) no exterior que esteja passando por alguma dificuldade, faz sentido o acolhimento por uma conterrânea, entre em contato.

rene-magritte-lithograph-le-retour-for-sale.jpg

"Le rétour" (o retorno) de René Magritte, 1940

Terapia de Família

Quando um membro da família adoece ou enfrenta dificuldades, ele afeta e é afetado por toda a dinâmica familiar, desregulando o equilíbrio de um sistema que já precisa de atenção. A terapia familiar oferece um espaço seguro e acolhedor para todos os membros refletirem sobre suas dificuldades e, juntos, criarem estratégias de comunicação e convivência que fortalecem os laços e promovem o bem-estar de todos. 

Independente do modelo familiar, todos são bem vindos a trabalharem temas como casamento, divórcio, nascimentos, adoções, perdas, doenças, luto, abusos, entre outros.

Terapia de Casal

A terapia de casal busca contribuir na resolução de conflitos, no alinhamento de limites e necessidades e na construção de uma comunicação mais assertiva e amorosa, em que ambos possam sentir-se compreendidos e efetivamente enxergados. A criação de acordos caminha para a construção de um projeto de relação que seja satisfatório e cumpra as necessidades afetivas e práticas dos envolvidos.

Com um olhar apurado para problemas relacionais mais graves, como a dependência emocional e o abuso, a psicoterapia individual pode também beneficiar pessoas que estejam vivenciando, ou que precisem de ajuda para identificar essas questões, quando a terapia de casal não for o desejo dos dois.

"Les amants" (os amantes) de René Magritte, 1928

Redes afetivas e NM

Sou uma terapeuta familiar, de casais e redes compromissada com as diversas formas de se relacionar e suas identidades políticas críticas. Tenho um olhar sensível à construção singular de família e busco ajudar na cocriação de relações mais conscientes, saudáveis e amorosas.

Se você é não monogâmico(a) ou crítico(a) às maneiras hegemônicas de se relacionar, tem dificuldade de encontrar uma psicoterapeuta que realmente compreenda as dores e delícias da não monogamia e caminhar contigo no que fizer sentido para você, entre em contato.

bottom of page